Como empresas podem identificar e prevenir golpes pela Internet?
A Internet é uma facilitadora da vida cotidiana e dos negócios, mas, também, oferece brechas que são aproveitadas por pessoas de má fé para a aplicação de golpes que, em geral, se tornam cada vez mais sofisticados e causam prejuízos consideráveis.
Consumidores são vítimas potenciais, mas também as empresas estão sempre na mira de hackers e fraudadores, que identificam falhas na segurança de sistemas utilizados pelas organizações e, ao explorar essas falhas, eles praticam seus crimes virtuais.
Prevenir e identificar e evitar golpes são tarefas que exigem muita atenção, critério, planejamento e medidas efetivas por parte das empresas, como vamos abordar a seguir neste artigo.
Conformidade com a LGPD
O vazamento de dados de clientes, fornecedores e mesmo da empresa é uma das maiores vulnerabilidades e a causa de inúmeros golpes virtuais aplicados no mundo corporativo, assim como o sequestro de dados e a violação de sistemas, causando desde panes operacionais, até fraudes fiscais, contábeis, comerciais e de logística, com o desvio de entrega de produtos comercializados para endereços de falsários.
Para minimizar esse risco, é fundamental que a empresa se adeque à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), delineando e aplicando procedimentos eficazes de segurança da informação.
Treinamento das equipes, uso de recursos criptográficos, implantação de uma governança robusta, rotinas de atualizações e realização de backups, enfim, uma série de investimentos em cibersegurança para a organização como um todo.
O mesmo vale para os stakeholders, ou seja, todas as outras organizações, profissionais ou entidades que se relacionam com a organização. Interagir com essas empresas, pessoas ou instituições sem se certificar que elas têm a mesma preocupação com cibersegurança e usam os recursos e tecnologias de proteção disponíveis equivale a anular todos os esforços adotados internamente.
Exigir de fornecedores e parceiros as certificações reconhecidas no mercado também ajuda, e muito, a evitar riscos que envolvam segurança das informações e dos sistemas utilizados pela empresa, em todos os seus níveis.
Automatização de processos e Inteligência Artificial (IA)
A adoção de ferramentas com Inteligência Artificial para automatização de processos e robotização de tarefas, também pode, quando feito com muito critério, ajudar na identificação e prevenção de fraudes via internet.
Quando aplicada aos sistemas, a IA serve para que eles literalmente “aprendam” continuamente e evoluam a partir das operações realizadas dezenas, centenas, milhares de vezes ao dia.
Além de obedecerem rigorosamente a scripts pré-definidos, o que elimina o risco de desvios, essas ferramentas analisam bandos de dados, cruzam informações, identificam padrões, geram relatórios de alerta e embasam tomadas de decisões mais assertivas, também em cibersegurança.
Conte com a VARITUS Brasil
A VARITUS Brasil oferece várias soluções digitais robustas, confiáveis e seguras para digitalizar e automatizar processos nas empresas, tornando-as mais eficientes e competitivas.
É associada à ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), claro indicativo de confiabilidade de seus produtos e serviços.
Clique aqui para falar com um dos nossos especialistas.
16 de janeiro de 2023
VARITUS Brasil
Categorias
Assuntos GeraisCanhoto Fácil
CIBERSEGURANÇA
CTe Conhecimento de transporte
Danfe
Espião
Geral
Inteligência Artificial
ISO 27001
Manifestação de Destinatário MD-e
MDe
MDFe
MEI Microempreendedor Individual
NF-e Produtor Rural
NFCe Nota Fiscal do Consumidor
Nfe Nota Fiscal Eletrônica
NFSe Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica 4.0
Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Social
RPA Robotic Process Automation
Serviços Extras
SPED
Uncategorized
V-Tech
Publicado em: 16/01/2023
Comentários
Nos conte o que achou deste artigo.
Blog
Acompanhe as principais publicações do nosso blog