NT 2024.001 versão 1.10 – O que muda para empresas que recebem NF-e emitida por MEI’s
Assuntos Gerais, MEI Microempreendedor Individual, Nfe Nota Fiscal Eletrônica
NT 2024.001 versão 1.10 – Desde 2 de setembro de 2024, quem é MEI (Microempreendedor Individual) pode emitir a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) modelo 55, para registrar, se assim quiserem, operações de venda de produtos e serviços, com abrangência nacional.
Embora não seja obrigatória para o MEI, a emissão dessa NF-e, ela costuma ser exigida por muitas empresas que compram produtos ou contratam serviços de microempreendedores. Em especial as organizações de médio e grande portes e, em 100% dos casos, a NF-e é exigida dos MEI’s pelos órgãos públicos.
Além de dar aos MEI’s a oportunidade de formalizar suas transações por meio da NF-e essa Nota Técnica, no entanto, traz uma novidade para as empresas que contratam com MEI’s: elas não podem escriturar as NF-e emitidas por esse tipo de empreendedor!
Conforme regulamentação vigente, é preciso que essas empresas ao identificarem uma NF-e modelo 55 emitida por um MEI, façam a validação do documento, manifestem conhecimento ou desconhecimento da operação emitam, elas próprias, uma Nota Fiscal de Entrada para fazer a escrituração correta no SPED, o sistema de escrituração fiscal da Receita Federal, também chamado de EFD (Escrituração Fiscal Digital).
Ao não cumprir essa determinação, a empresa arcará com um passivo fiscal.
NT 2024.001 versão 1.10 – O Monitor Fiscal da VARITUS evita problemas!
Com o Monitor Fiscal da VARITUS Brasil sua empresa analisa com precisão e agilidade cada documento fiscal que a envolve! E pode fazer a automação da área fiscal com a tecnologia RPA (Robotic Process Automation).
O robô software é ‘treinado’ para monitorar e checar automática e constantemente as eventuais divergências entre o SPED e os documentos fiscais, constem ou não no SPED.
O robô detecta e alerta a existência de documentos com escrituração errada, registrando todos os eventos relacionados, notifica irregularidades e gera relatórios claros e fundamentais para o controle fiscal da organização.
Tudo em segundos, poupando o tempo de vários colaboradores que, com isso, podem se dedicar a tarefas mais estratégicas para o negócio!
Exemplos de informações que o Monitor Fiscal exibe num dashboard intuitivo e inteligente:
SPED de Entrada x XMLs na SEFAZ;
Entrada XMLs x SPED;
SPED de Saida x XMLs na SEFAZ
Saídas XMLs x SPED
Remessa x Retorno
Venda Entrega Futura
Notas fiscais puladas e não utilizadas
Comece já a ter controle total dos documentos fiscais que envolvem sua organização, cumpra Notas Técnicas com facilidade e evite passivos fiscais! CLIQUE AQUI e converse com um dos nossos especialistas!
Sobre a VARITUS Brasil
Com mais de 16 anos no mercado e selos como ISO 9001 e ISO 27001, detentora do selo GREEN IT e associada à ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), a VARITUS Brasil, com seu compromisso com a inovação e a excelência, continua a liderar o caminho para um futuro infinito, no qual a tecnologia e as inteligências artificial e humana trabalham em harmonia, impulsionando as empresas para novos patamares de competitividade e sucesso.
04 de setembro de 2024.
VARITUS Brasil
Categorias
Assuntos GeraisCanhoto Fácil
CIBERSEGURANÇA
CTe Conhecimento de transporte
Danfe
Espião
Geral
Inteligência Artificial
ISO 27001
Manifestação de Destinatário MD-e
MDe
MDFe
MEI Microempreendedor Individual
NF-e Produtor Rural
NFCe Nota Fiscal do Consumidor
Nfe Nota Fiscal Eletrônica
NFSe Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica 4.0
Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Social
RPA Robotic Process Automation
Serviços Extras
SPED
Uncategorized
V-Tech
Publicado em: 04/09/2024
Comentários
Nos conte o que achou deste artigo.
Blog
Acompanhe as principais publicações do nosso blog