6 Vantagens do Emissor de NF-e para Produtores Rurais
As vantagens do Emissor de NF-e para Produtores Rurais já estão sendo sentidas em muitas propriedades Brasil afora. São empreendedores do agronegócio brasileiro que não esperaram janeiro de 2020, quando a obrigatoriedade valerá para todo o país, para aproveitar as oportunidades de modernização que essa ferramenta oferece. Continue a ler este artigo e veja 5 vantagens de inserir também a sua propriedade rural nesta nova e promissora era.
Desde 2006 as antigas notas fiscais de talonários vem sendo substituídas por documentos eletrônicos na indústria, no comércio e serviços, e agora é a vez do campo aderir a essa inovação, então adotar um Emissor de NF-e para Produtores Rurais é um caminho sem volta, que tira a propriedade rural de uma vez por todas da informalidade e da burocracia de papéis e aborrecimentos.
A NF-e Produtor Rural – Modelo 55, substitui a NFA-e (Nota Fiscal Avulsa Eletrônica) e a velha nota fiscal de produtor dos antigos talonários impressos. Emitir NF-e Produtor Rural traz vantagens como:
- Praticidade e fim das filas. Em regra produtor rural muitas vezes passa horas no órgão fiscalizador para conseguir emitir uma nota fiscal convencional, somente podendo emitir durante a semana, aguardando filas e a boa vontade do órgão. Agora, ao adquirir um Emissor de NF-e para Produtores Rurais, a sua emissão de notas pode ser em feitaqualquer dia ou, para transitar regularmente com as mercadorias comercializadas pelo produtor;
- Eliminação de velhos e trabalhosos procedimentos. Eles são sempre sujeitos a falhas humanas, obtendo mais praticidade, rapidez, segurança e profissionalismo para vender sua produção.
- Maior agilidade e exatidão. Sim, para efetuar a contabilidade da propriedade rural e seus clientes ou parceiros, sejam eles cooperativas, atacadistas ou varejistas;
- Melhor conhecimento de vários aspectos sobre a sua produção e comercialização.Se feito por um bom sistema de emissão de documentos fiscais, o ato de emitir NF-e Produtor rural gera em segundos uma série de informações que você puxa do computador na hora em que deseja, para avaliar diversos aspectos da sua propriedade e do seu negócio;
- Mais competitividade com otimização de recursos. Com essas informações, você pode comprar melhor seus insumos, calcular melhor os preços, acompanhar o faturamento, avaliar os prazos concedidos, conferir as vendas para cada cliente, os impostos apurados, etc. É a sua fazenda ou cooperativa inteira ao alcance de um clique.
- Foco no que mais interessa para você – produzir e vender. Ao adotar um bom Emissor de NF-e para Produtores Rurais você ganha tempo, eficiência e liberdade para se concentrar no que interessa: produzir mais e melhor, e aumentar seu faturamento e lucratividade.
Como proceder antes de adotar um Emissor de NF-e para Produtores Rurais
A primeira medida é adquirir uma Certificação Digital. É esse certificado, uma espécie de CPF eletrônico, que garante a legitimidade das notas fiscais que o produtor emitir, e serve para que seja realizada a assinatura digital.
Em seguida é preciso é adquirir um programa de computador – o software – que vai fazer a emissão dessa NF-e Produtor Rural. Esse Emissor de NF-e para Produtores Rurais será instalado no computador de sua propriedade e será nele que as notas serão emitidas, com autorização da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do estado onde fica a propriedade rural.
A escolha desse emissor é de grande importância: ele tem que ser simples e prático de se usar e o fornecedor precisa oferecer um bom suporte para que o produtor não tenha qualquer dúvida ou problema, para emitir NF-e produtor Rural com precisão, evitando que a SEFAZ rejeite algum documento por conter erros.
O arquivamento dessas notas eletrônicas também é muito importante. Cada NF-e Produtor Rural, como outros documentos fiscais emitidos, gera um arquio correspondente, chamado XML, que contem a assinatura digital do produtor responsável. Esses arquivos precisam ser guardados por cinco anos. Além disso, esse XML também é enviado, via e-mail, para o destinatário de cada NF-e Produtor Rural emitida. Bons softwares cuidam de tudo isso em poucos cliques, para que o produtor não tenha dores de cabeça.
O produtor rural também precisa de autorização da SEFAZ do seu estado para emitir a NF-e Produtor Rural. Um bom fornecedor de emissor de nota fiscal também cuidará disso para o produtor ou cooperativa.
Imprimindo a NF-e Produtor Rural emitida
Uma vez autorizada e emitida, a NF-e Produtor Rural poderá ser impressa na forma de um DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica). Ele apresenta de forma clara os principais dados contidos na NF-e Produtor Rural e vai junto com o carregamento dos produtos vendidos. Esse documento, o DANFE, não precisa ser armazenado. O que valerá, para efeitos contábil e fiscal, será sempre o XML – que é a NF-e Produtor Rural propriamente dita.
Escolha já o melhor sistema Emissor de NF-e para Produtores Rurais
Para ajudar sua propriedade nessa importante transição para o mundo fiscal digital, escolha o melhor emissor – o NOTAFAZ. Com ele, você emite sua NF-e Produtor Rural em apenas cinco cliques. E acessa os arquivos dessas notas de qualquer lugar, via computador, celular ou tablet, pois o sistema é 100% em nuvem.
O NOTAFAZ, que foi desenvolvido pela VARITUS BRASIL, é tão bom, que já é aprovado e utilizado por milhares de empresas de todo o país. Empresas de todos os tamanhos!
Importante: cooperativas têm vantagens à parte ao escolher e indicar o NOTAFAZ para seu cooperado emitir NF-e Produtor Rural, podendo rentabilizar ainda mais o negócio e obter benefícios recorrentes com essa parceria.
O suporte técnico oferecido junto com o emissor é totalmente eficiente e o sistema permite fácil integração com outros que sua propriedade venha a adquirir.
Para colocar sua propriedade rural ou cooperativa na era da praticidade, economia e eficiência fiscal, basta clicar aqui para solicitar o agendamento de uma demonstração com nossos consultores.
11 de outubro de 2019
Varitus Brasil
Categorias
Assuntos GeraisCanhoto Fácil
CIBERSEGURANÇA
CTe Conhecimento de transporte
Danfe
Espião
Geral
Inteligência Artificial
ISO 27001
Manifestação de Destinatário MD-e
MDe
MDFe
MEI Microempreendedor Individual
NF-e Produtor Rural
NFCe Nota Fiscal do Consumidor
Nfe Nota Fiscal Eletrônica
NFSe Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica 4.0
Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Social
RPA Robotic Process Automation
Serviços Extras
SPED
Uncategorized
V-Tech
Publicado em: 11/10/2019
Comentários
Nos conte o que achou deste artigo.
Blog
Acompanhe as principais publicações do nosso blog