Forecast: qual sua importância para a gestão financeira de sua empresa
Forecast, um termo em inglês que significa “previsão” e, quando aplicado à gestão dos negócios, é utilizado para provisionar a quantidade de produtos que deve ser vendida e seu respectivo faturamento em um período. E o que mais?
Continue a ler esse artigo para entender melhor o que é Forecast, e os benefícios de elaborar e aplicar essa ferramenta de gestão na sua empresa.
Forecast e Budget: diferentes, mas complementares
Embora haja uma certa dificuldade de entendimento dos conceitos Forecast (Orçamento Previsto) e Budget (Orçamento Financeiro), os dois são ferramentas distintas, que se complementam e são imprescindíveis para uma boa gestão corporativa.
Enquanto que o Budget descreve as receitas e despesas de uma empresa para determinado período, o Forecast é o processo contínuo e estratégico de revisão criteriosa e realista desses valores, feito a partir da venda de seus produtos e serviços.
E mais: se e como eles foram ou não atingidos em determinado período, extraindo-se dos dados as informações – ou lições – valiosas e necessárias para promover outros ajustes, e tornar o processo cada vez mais fluido e assertivo.
Forecast de vendas
Para além da previsão de orçamento dinâmica e criteriosa, o Forecast de vendas é uma análise estratégica de informações internas e externas que impactam diretamente no desempenho comercial da empresa.
Leva em conta seus produtos, as características, o tamanho e a localização dos potenciais e efetivos clientes de cada item do ‘portfólio’, os leads em potencial e efetivos, os índices de conversão, etc.
Externamente, pode-se levar em conta para um Forecast de vendas bem feito fatores como questões concorrenciais, conjunturais, políticas, econômicas, legais, sazonais, entre outras.
Tudo em nome de uma previsibilidade realmente inteligente, pragmática, constantemente avaliada, para que atinja metas realistas, cujo cumprimento – ou não – também gera dados que retroalimentam um processo decisório cada vez mais certeiro.
Tecnologias a serviço de um Forecast bem feito
Ferramentas tecnológicas e soluções digitais bem escolhidas são aliadas poderosas para a elaboração e aplicação de um Forecast eficiente e que impacta positivamente na saúde financeira da empresa, uma vez que torna o orçamento claro e efetivo, e as vendas muito mais assertivas.
Softwares para automação de processos internos, tais como o Controle do Fluxo de Caixa, captação e gestão de Leads e a gestão de relacionamento com clientes (CRM’s) são essenciais.
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30 de setembro de 2021
VARITUS Brasil
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Publicado em: 30/09/2021
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