Captura de Notas, MD-e Manifestação de Destinatário do jeito mais seguro e prático
Capturar todas as notas emitidas contra o CNPJ da sua empresa e realizar a MD-e Manifestação de Destinatário – em lote, são procedimentos imprescindíveis, não só para o cumprimento da lei, como também para garantir segurança fiscal, evitar fraudes e passivos fiscais. Captura de Notas, MD-e Manifestação de Destinatário, são ações que evitam muitos problemas!
E com o advento , da NF-e Nota Fiscal Eletrônica, da NFS-e, que é a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica e o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), os processos de faturamento, escrituração fiscal e controle contábil ficaram mais rápidos e também muitos mais claros e acessíveis para o controle das autoridades fiscais.
Por outro lado, as empresas em geral têm dificuldade para saber – e para responder, em caso de questionamentos em auditorias, por exemplo – se estão recebendo todas as notas fiscais ou CT-es emitidos por seus fornecedores, se esses documentos são íntegros e legítimos, se foram validados, devidamente autorizados pela SEFAZ, se estão em conformidade com o que foi autorizado, se não foram alvo de algum cancelamento, etc…
E descobrir algum problema em qualquer desses itens pode, depois de um certo tempo, causar muitas dores de cabeça, conflitos contábeis e mesmo autuações e pesadas multas.
Continue a ler este artigo e saiba o quanto é importante estar bem informado sobre os detalhes da Captura de Notas, MD-e Manifestação de Destinatário, e ainda conhecer uma forma de cumprir esses procedimentos de maneira diferente do que sua empresa normalmente conhece e utiliza.
Ganhando tempo e precisão com o DF-e e a MD-e para Captura de Notas, MD-e Manifestação de Destinatário
Para ganhar tempo e precisão, empresas precisam contar, em seus procedimentos de segurança fiscal com duas ferramentas decisivas para a exatidão e agilidade dos processos: o DF-e (para captura de notas fiscais) e a MD-e (que faz a Manifestação de Destinatário), só que em lote, e não mais apenas nota por nota.
O DF-e é uma ferramenta que faz consulta direta na SEFAZ (Secretaria da Fazenda) e realiza o download e armazenamento ilimitados de Notas Eletrônicas. É um mecanismo importante para a captura rápida de notas que trafegam por e-mail.
Já a MD-e Manifestação de Destinatário, como diz o nome, é uma manifestação, clara, precisa e feita no tempo correto, a respeito de cada documento emitido contra elas.
Do procedimento de Captura de Notas, MD-e Manifestação de Destinatário, vão resultar comunicações de quatro tipos de eventos, que atestam oficialmente sobre a sua participação comercial descrita na NF-e, confirmando as informações prestadas pelo seu fornecedor e emissor do respectivo documento fiscal, e podem ser:
- Ciência da Emissão
2. Confirmação da Operação
3. Registro de Operação não Realizada
4. Desconhecimento da Operação
E por que é tão importante fazer a MD-e Manifestação de Destinatário?
Veja algumas razões apontadas pela própria SEFAZ:
- Para saber quais são as NF-e que foram emitidas, em todo o país, tendo a empresa como destinatária;
- Para evitar o uso indevido de sua Inscrição Estadual, por parte de emitentes de NF-e que utilizam inscrições estaduais idôneas para acobertar operações fraudulentas de remessas de mercadorias para destinatário diverso do indicado na documentação fiscal;
- Para poder obter o XML das NF-e, que não tenham sido transmitidas pelo respectivo emitente;
- Para obter segurança jurídica no uso do crédito fiscal correspondente, pois uma nota confirmada não poderá ser cancelada pelo seu emitente;
- Para registrar junto aos seus fornecedores que a mercadoria foi recebida e constituir formalmente o vínculo comercial que resguarda juridicamente as faturas comerciais, sem a necessidade de assinatura no canhoto impresso no DANFE;
MD-e Manifestação de Destinatário padrão – nota a nota
Normalmente, o procedimento de MD-e Manifestação de Destinatário padrão é aquele feito nota a nota. Ou seja, o contribuinte usa o recurso básico do seu emissor de documentos fiscais para fazer, em uma nota por vez, a MD-e Manifestação de Destinatário, escolhendo um dos eventos a comunicar.
Essa tarefa, dependendo do número de notas fiscais que foram emitidas contra o CNPJ do contribuinte, pode levar um tempo considerável, exigindo um trabalho complexo e que demanda muita atenção e energia do funcionário responsável.
Já um sistema emissor de documentos fiscais mais moderno e robusto, pode simplificar essa operação oferecendo a opção de MD-e Manifestação de Destinatário em lote.
Com esse recurso, o contribuinte pode selecionar várias notas de uma só vez e proceder a MD-e Manifestação de Destinatário em cada lote selecionado, em segundos, podendo, claro, escolher o tipo de evento a ser comunicado.
Tal facilidade evita perda de tempo e amplia a segurança fiscal e contábil da empresa, evitando fraudes e passivos fiscais.
Agora que você já sabe a importância vital para sua empresa de contar com essas ferramentas, Captura de Notas, MD-e Manifestação de Destinatário, saiba que o NOTAFAZ, sistema emissor de documentos fiscais eletrônicos desenvolvido pela VARITUS BRASIL, oferece o DF-e e a MD-e em lote – esta com exclusividade, para facilitar a sua vida, com custo altamente acessível e suporte técnico de excelência.
Clique aqui ou acesse nosso atendimento on-line e saiba mais.
10 de julho de 2019
Varitus Brasil
Categorias
Assuntos GeraisCanhoto Fácil
CIBERSEGURANÇA
CTe Conhecimento de transporte
Danfe
Espião
Geral
Inteligência Artificial
ISO 27001
Manifestação de Destinatário MD-e
MDe
MDFe
MEI Microempreendedor Individual
NF-e Produtor Rural
NFCe Nota Fiscal do Consumidor
Nfe Nota Fiscal Eletrônica
NFSe Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica 4.0
Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Social
RPA Robotic Process Automation
Serviços Extras
SPED
Uncategorized
V-Tech
Publicado em: 10/07/2019
Comentários
Nos conte o que achou deste artigo.
Blog
Acompanhe as principais publicações do nosso blog