5 riscos que sua empresa corre ao deixar de emitir Nota Fiscal
A emissão precisa e regular de Nota Fiscal é o procedimento de formaliza os negócios efetuados pela sua empresa, constitui o fato gerador dos tributos a serem pagos e regulariza sua atividade perante o Fisco e mesmo diante do cliente. Deixar de emitir Nota Fiscal, portanto, é o primeiro passo para a sonegação fiscal, o que é crime.
Sabendo disso, veja a seguir quais são os principais perigos que sua empresa corre se deixar de emitir Nota Fiscal, ou, emitir os documentos com erros involuntários e/ou informações distorcidas propositalmente.
- Sua empresa pode ser alvo de autuações, penalidades e processos movidos pelo Fisco. Esse risco é progressivamente mais alto na medida em que a digitalização das rotinas fiscais das empresas é cada vez mais abrangente. Se por um lado ela barateia, agiliza e facilita a emissão da Nota Fiscal, por outro permite um olhar muito aguçado da fiscalização sobre cada contribuinte. Deixar de observar essa realidade é expor sua empresa e se arriscar a muitos transtornos e prejuízos.
- Você pode simplesmente perder clientes, pelo fato deles terem todo o direito de, ao realizar um negócio com a sua empresa, receberem o devido documento que lastreia essa operação, que é a Nota Fiscal. É através dela que todas as condições da negociação, características e garantias dos produtos ou serviços comercializados pela sua empresa estarão oficializados para que seus clientes se sintam seguros, bem atendidos e não tenham, também eles, problemas perante a fiscalização.
- Se os seus produtos ou serviços são de interesse de qualquer órgão público, o risco descrito no tópico anterior é potencializado e inevitável, se você deixar de emitir Nota Fiscal. Isso porque instituições públicas, com raríssimas exceções, não podem contratar com o setor privado sem a correta formalização das aquisições por meio de documentos fiscais.
- Sua empresa pode perder benefícios e incentivos fiscais previstos em diferentes leis, em âmbitos municipal, estadual ou federal, que asseguram créditos tributários, compensações, isenções e outras vantagens que são legitimadas e comprovadas com base na correta aferição do faturamento que, por sua vez, é formalizado pela emissão da Nota Fiscal.
- Linhas de crédito com taxas de juros menores e condições mais favoráveis, oferecidas pelo mercado financeiro, especialmente por bancos públicos e instituições de fomento, tornam-se praticamente inacessíveis à sua empresa, se ela deixar de emitir Nota Fiscal e portanto, de documentar formalmente as operações que, por sua vez, comprovam as receitas geradas.
Importante!
Agora que você já viu como é vital para os seus negócios jamais deixar de emitir Nota Fiscal, saiba como fazer isso de forma rápida, econômica, segura e, ainda, como manter seus arquivos fiscais perfeitamente organizados e acessíveis, tanto para melhora gerenciar sua empresa, quanto para atender às exigências do Fisco. Sem sustos e sem bagunça!
- Utilize um emissor de Nota Fiscal confiável, robusto e que tenha capacidade para armazenar os XMLs das Notas Fiscais Eletrônicas por até cinco anos, de forma inteligente e fácil de acessar.
- Lembre-se de checar se esse sistema emissor permite a geração de relatórios que possam ser abertos em Excel, com filtros variados, que cruzam dados diversos a partir do faturamento, permitindo que você tenha em mãos um completo panorama fiscal, contábil e mesmo financeiro, para tomar decisões mais rápidas e acertadas.
- Exija do seu fornecedor de sistema emissor de Nota Fiscal que ele venha com uma ferramenta para buscar, no site da SEFAZ, todas as NF-e´s emitidas contra o CNPJ da sua empresa, disponibilizando-as para impressão do DANFe, e para a realização da Manifestação. Essas notas, quando emitidas, precisam que o destinatário “manifeste-as”, ou seja, precisam ser reconhecidas ou negadas pelo destinatário. Tudo isso no prazo correto, para não gerar penalidades.
Com o NOTAFAZ, emissor de Nota Fiscal desenvolvido pela VARITUS BRASIL, você e sua empresa têm todas essas facilidades e muitas outras. Clique aqui e saiba ainda mais, e veja como fazer a melhor escolha para a sua empresa.
20 de janeiro de 2019
Varitus Brasil
Categorias
Assuntos GeraisCanhoto Fácil
CIBERSEGURANÇA
CTe Conhecimento de transporte
Danfe
Espião
Geral
Inteligência Artificial
ISO 27001
Manifestação de Destinatário MD-e
MDe
MDFe
MEI Microempreendedor Individual
NF-e Produtor Rural
NFCe Nota Fiscal do Consumidor
Nfe Nota Fiscal Eletrônica
NFSe Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica 4.0
Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Social
RPA Robotic Process Automation
Serviços Extras
SPED
Uncategorized
V-Tech
Publicado em: 20/02/2019
Comentários
Nos conte o que achou deste artigo.
Blog
Acompanhe as principais publicações do nosso blog