SPED o que é e como usá-lo a seu favor?
SPED, afinal o que é?
SPED significa Sistema Público de Escrituração Digital.
A informatização de sistemas ligados a impostos e documentos de transações, como notas eletrônicas, têm feito muito pelo micro e pequeno empresário.
A burocracia nos processos brasileiros é muito grande, demorada e custosa, porém algumas iniciativas têm sido usadas, não só para sanar esses problemas, mas para promover algumas vantagens administrativas para quem sabe como usá-las.
Esse é justamente o caso do SPED, Sistema Público de Escrituração Digital, que se divide entre NFe (Nota Fiscal Eletrônica), ECD (Escrituração Contábil Digital) e EFD (Escrituração Fiscal Digital).
Cada um deles possui uma função ligada a uma face dos processos comerciais e de impostos, e a migração, que se iniciou em 2007, hoje está completa no Brasil todo, e em constante atualização.
A NFe, mais comum, se foca muito em quem compra. O documento, embora importante para quem vende, auxilia muito mais o controle de quem recebe a nota, mesmo que as informações e tributações automáticas sejam uma grande vantagem para quem emite.
Já o ECD, ou SPED Contábil, é como um balanço eletrônico enviado para a junta comercial para ser arquivado.
Ele atende empresas de lucro presumido e lucro real, que devem validá-lo com uma assinatura do certificado digital ECPF A3.
Ela acaba ficando nas mãos do contador, como sua ferramenta de controle geral dos negócios da empresa.
Por último temos o SPED Fiscal, o EFD, que é um arquivo que informa todos os documentos fiscais e informações que os fiscos federal, estadual e municipal (ainda não completamente implementado), precisam saber.
Essas informações referem-se ao período em que são apurados os impostos de ICMS e IPI em cada nota emitida.
Além disso, ele serve como escrituração fiscal da empresa e deve ser apresentado conforme previsto na legislação tributária. Trocando em miúdos, ele simplifica e organiza a entrega de documentos ao fisco.
Da mesma forma que o empresário mantem suas notas em ordem, com aumento de segurança, facilidade de acesso e gestão, e ganho de produtividade em emissão e controle, o EFD faz o mesmo, só que do lado do governo, da fiscalização das empresas.
O SPED é validado pelo Validador e Assinador (PVA) e assinado utilizando uma certificação digital A1 ou A3.
Essas três ferramentas ampliam a produtividade em ordem exponencial da cadeia de processos fiscais.
Gastos com papel, armazenamento de livros caixa, problemas de segurança e armazenagem, são coisa do passado.
Além disso, se ganha com segurança digital, possibilidade de contestação, correção e análise do balanço da empresa são automatizados.
Além disso, com processos automatizados, tempo é poupado no próprio tramite de emitir, arquivar, detalhar.
Quando se faz necessária a conferencia, seja em uma auditoria, ou em um momento de análise de gastos e ganhos para uma estratégia comercial, o tempo não será um problema.
Um paralelo interessante é o de uma pesquisa que se fazia na escola antes da internet e do Google.
Era preciso ir à biblioteca, passar a tarde lá, anotar, e talvez até digitar o texto em máquina depois. Isso tomava o dia todo. Hoje uma pesquisa é feita em 15 minutos, contando impressão e encadernação.
É um exemplo lúdico, mas é uma comparação justa nos ganhos. O SPED é sem dúvida uma facilidade que quando bem utilizada, faz muito pelas empresas, sejam elas de quais ramos forem.
Sua empresa faz auditoria de SPED? Caso queira um procedimento automatizado para deixar seu controle fiscal mais seguro, conheça a Auditoria de SPED do Notafaz
por Adão Lopes.
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V-Tech
Publicado em: 27/04/2018
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