Responsabilidade social – Porque ser socialmente responsável é bom para seus negócios
Responsabilidade social é um tema cada vez mais em alta no mundo corporativo, e se traduz na forma como empresas de praticamente todos os tamanhos e segmentos se preocupam não só em lucrar, mas, também, em tornar a sociedade mais igualitária e justa.
Essa também passou a ser uma questão crítica do ponto de vista da construção da imagem das marcas e do marketing que é feito pelas organizações, uma vez que os consumidores estão cada vez mais atentos, desejando adquirir produtos e serviços de empresas socialmente responsáveis.
Continue lendo este artigo e saiba como políticas de Responsabilidade social podem fazer bem não só para as comunidades onde as organizações estão inseridas, como também podem gerar oportunidades de crescimento dos negócios.
Responsabilidade social, parte do conceito ESG
ESG (Environmental, Social and Governance) é o termo em inglês que designa abordagens de gestão focadas no que antes se chamava sustentabilidade. E que hoje em dia, tem como um dos focos as práticas éticas de administração e, justamente, ações, programas e políticas que as empresas implementam.
Vamos nos concentrar na questão social, ou seja, nas ações empresariais voltadas à redução de desigualdades, entre as quais podem estar as direcionadas à educação, à promoção social, à saúde, etc.
Hoje em dia, desenvolver ou participar de iniciativas socialmente responsáveis, e comunicar isso claramente em suas ações de marketing, e mesmo nas interações com seus stakeholders, é fundamental para que as empresas criem mais um diferencial competitivo.
Nos negócios B2C, consumidores, em especial os mais jovens, incluem cada vez mais em suas decisões de compra o fator Reponsabilidade social, ou seja, a abordagem ESG das empresas.
E no mundo das operações B2B, é também crescente o número de organizações que para credenciar fornecedores e parceiros, analisam antes se eles possuem programas socialmente responsáveis.
Vale também dizer que instituições de fomento, fundos de investimentos e até bancos vêm levando também em conta essas práticas para conceder a empresas linhas de crédito mais vantajosas.
Então, praticar Responsabilidade Social numa empresa não é só uma questão de cunho humanitário, mas, também, de alinhamento à nova realidade do universo corporativo.
A VARITUS é socialmente responsável
Esse é um tema levado muito a sério na VARITUS Brasil, empresa de Tecnologia da Informação que, além de colaborar diretamente com programas e entidades sociais, também engaja seus colaboradores em diversas ações.
Um exemplo é o projeto O Jovem no Trabalho e na Sociedade, desenvolvido há uma década em parceria com a AEHDA (Associação de Educação do Homem do Amanhã) de Araras e com o Rotary Club de Araras Alvorada.
Mais de 300 jovens já foram beneficiados, por meio de um ciclo de capacitação, uma formação que visa prepará-los para o exercício da cidadania com inserção profissional – inclusive, ao longo dos anos de execução, esse projeto já revelou talentos que se tornaram estagiários e funcionários da VARITUS.
A empresa também desenvolve o projeto denominado 1+1+1 no qual a VARITUS doa, a cada ano, 1% de seu lucro apurado, na forma de doações de materiais, alimentos ou equipamentos, a instituições filantrópicas.
E mais: a cada 100 produtos vendidos pela empresa, 1 produto é doado para alguma instituição escolhida pela organização.
E, por fim, os colaboradores da VARITUS entram com seu “1%” doando, mensalmente, duas horas de seu tempo fora do horário de trabalho em ações de colaboração com causas sociais.
Outra ação de Responsabilidade social da VARITUS é a participação da empresa no grupo chamado Multiplicadores do Bem. Nesse caso, a ação beneficia a AVIDA – Associação Para Valorização e Inclusão das Pessoas com Deficiência, instituição de Araras que oferece qualificação profissional para esse público.
A iniciativa envolve questões sociais e também de sustentabilidade, pois tanto no ambiente corporativo, ou seja, na VARITUS, quanto em casa, os funcionários coletam tampinhas de plástico, que são entregues periodicamente à AVIDA. A entidade (que conta com outros pontos de coleta na cidade de Araras) faz então a venda desse produto às empresas recicladoras.
A ‘multiplicação do bem’ acontece quando, a cada valor que a AVIDA arrecada com a venda das tampinhas reunidas pela VARITUS, a empresa faz uma doação à entidade, no mesmo montante.
O resultado dessa mobilização visa ajudar a AVIDA na construção de sua sede própria, em uma área doada à entidade pela Prefeitura de Araras.
Esporte inclusivo – Hipismo Paraequestre
A Responsabilidade social também é exercida pela VARITUS no campo do esporte como atividade inclusiva. A empresa patrocina o treinamento e o desenvolvimento de cavaleiros portadores de deficiência para competirem em disputas de Hipismo Paraequestre.
Talentos revelados e preparados com muito cuidado pela Hípica Campagna, conhecida pela excelência em esportes equestres e paraequestres competem em campeonatos variados, que por sua vez geram pontuação para classificar cavaleiros e amazonas que podem chegar a etapas nacionais e até mesmo aos Jogos Paralímpicos.
A VARITUS também patrocina cavaleiros que participam de competições de Hipismo como as organizadas pela ABHIR (Associação Brasileira dos Cavaleiros do Hipismo Rural), colecionando medalhas e pódios importantes.
Adão Lopes, CEO e fundador da VARITUS, diz que é um orgulho ver que a empresa, há mais de uma década, já sabia da importância das práticas de Responsabilidade Social e hoje tem esses programas bem consolidados na organização. “Nós sempre trouxemos conosco essa premissa, que está, inclusive, expressa no nosso compromisso de Missão, Visão e Valores, onde a benignidade é um elemento fundamental para a empresa e sua relação com a comunidade”, afirma.
Clique aqui e saiba mais sobre todas as iniciativas de Responsabilidade Social da VARITUS Brasil.
22 de agosto de 2022
VARITUS Brasil
Categorias
Assuntos GeraisCanhoto Fácil
CIBERSEGURANÇA
CTe Conhecimento de transporte
Danfe
Espião
Geral
Inteligência Artificial
ISO 27001
Manifestação de Destinatário MD-e
MDe
MDFe
MEI Microempreendedor Individual
NF-e Produtor Rural
NFCe Nota Fiscal do Consumidor
Nfe Nota Fiscal Eletrônica
NFSe Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica 4.0
Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Social
RPA Robotic Process Automation
Serviços Extras
SPED
Uncategorized
V-Tech
Publicado em: 22/08/2022
Comentários
Nos conte o que achou deste artigo.
Blog
Acompanhe as principais publicações do nosso blog