Quais os primeiros passos para a Transformação Digital nas empresas?
A Transformação Digital é uma demanda urgente e irreversível para as empresas que desejam não somente sobreviver, mas também crescer, ganhar mercado e competitividade. Continue a ler este artigo e fique por dentro dos primeiros passos que sua empresa precisa dar para realizar a Transformação Digital com segurança.
Não é à toa que pesquisas especializadas mostram que perto de 80% das empresas brasileiras consideram importante e já investem na digitalização de inúmeros processos, quer seja na operação ou na gestão dos seus negócios. E isso não se limita a ter apenas um bom site, redes sociais ativas, ou atender pelo WhatsApp! Vai muito além!
A substituição de procedimentos físicos, envolvendo papéis, carimbos, assinaturas convencionais, trâmites demorados e sujeitos a erros, por soluções digitais, rápidas, limpas, precisas e econômicas é uma realidade, e a organização que adiar ou ignorar esse fenômeno, corre sério risco de desaparecer do mercado.
Transformação digital – Por que fazer?
- Para ampliar a disseminação da informação, dinamizando a análise de documentos e reduzindo o tempo de tramitação;
- Para reduzir custos provenientes da duplicidade, reprografia e extravio de documentos;
- Para ganhar rapidez no envio da informação ao usuário final;
- Para conferir agilidade no atendimento e padronização no cadastramento de informações;
- Para obter economia com a redução de tempo de resposta para auditorias e pesquisas;
- Para diminuir drasticamente o tempo gasto para acessar documentos e para eliminar gastos com espaços físicos, mobiliário e equipamentos para arquivamento;
- Para acelerar práticas sustentáveis na empresa, eliminando o uso de papéis e outros recursos;
- Para melhorar a experiência dos clientes.
Como a transformação digital impacta os negócios?
Uma vez que seja implementada corretamente, de forma a integrar os vários setores de uma empresa, a transformação digital também gera impactos abrangentes, a saber:
- Na forma da empresa se comunicar, interna e externamente
Com boas ferramentas digitais, os departamentos passam a se comunicar mais e melhor. A interação com os clientes também é levada a outro patamar, muito mais alto e assertivo. Em ambos os casos, a melhor comunicação interna e externa amplia as oportunidades de negócios, e gera dados que retroalimentam sistemas e aprimoram métodos, estratégias e práticas, para que tudo melhore continuamente;
- Na produção e na produtividade
Linhas de produção demandadas, operadas e monitoradas com o uso de tecnologias digitais funcionam melhor, o que resulta em mais qualidade, eficiência, segurança operacional e produtividade. Pois mitiga-se erros, falhas de comunicação, descontinuidades de fluxos de serviços, melhora-se a manutenção, entre outros fatores críticos;
- Gestão financeira
Soluções digitais bem escolhidas e bem implementadas transformam radicalmente a forma como as empresas gerenciam seus recursos financeiros. Passa-se a ter uma visão abrangente e atualizada das entradas e saídas de dinheiro e a fazer previsões estratégicas, para tomada de decisões embasadas e aproveitamento de boas oportunidades;
- Vendas
Engana-se quem pensa que a transformação digital se limita à criação ou melhoria de braços de e-commerce nas empresas. Ela oferece diversas soluções para dar suporte, orientar e otimizar o trabalho dos times de vendas, melhorando a experiência dos clientes e – novamente – gerando informações preciosas para um atendimento cada vez mais personalizado, que se antecipa à necessidade dos consumidores ou dos clientes empresariais, e ajuda na sua fidelização;
- Recursos Humanos
Se bem planejada e bem implementada, a transformação digital revoluciona o modo de trabalho das equipes, o relacionamento entre os diversos departamentos e com a própria direção da empresa. Colaboradores bem treinados e equipados com soluções digitais adequadas sentem-se mais preparados para entregar resultados e mais abertos a contínua inovação tecnológica, que passam a encarar como aliada em seu progresso profissional.
Transformação digital – Como fazer?
- Faça um diagnóstico das necessidades da sua organização:
Identifique, em cada departamento, os processos mais críticos, aqueles que tomam mais tempo, requerem mais pessoas para fazê-los, são mais sujeitos a erros e que necessitam de acompanhamento.
Atendimento ao cliente, geração de pedidos e ordens de serviço, controles de produção, pré e pós venda, controle de estoques e de remessa de produtos, gestão de entregas ou retiradas de mercadorias, faturamento, contabilidade, controle de pessoal, etc… Para todos esses setores e necessidades, há hoje inúmeras soluções digitais, inclusive, integradas.
- Defina prioridades e faça um cronograma de investimento e implementação:
A Transformação Digital quase nunca pode ser restrita a um só setor da empresa, mas é fato que ela tem que começar por algum lugar. Portanto, defina as áreas por onde começará a adoção de ferramentas digitais. Cada empresa tem suas características e é importante avançar com cuidado na Transformação Digital para não gerar colapsos no fluxo de trabalho.
- Garanta treinamento e suporte para todos os envolvidos:
Essa é uma preocupação que precisa estar na estratégia e ser colocada em prática no momento da escolha do fornecedor/fornecedores de soluções digitais para a sua empresa. Só aceite os que incluem no pacote além de ferramentas integradas, também o devido treinamento para cada setor da sua organização. Além disso, após treinar cada colaborador, esse fornecedor precisa garantir suporte eficiente, descomplicado e disponível, para solucionar todas as demandas do dia a dia.
- Monitore o processo, faça aferição os resultados e não hesite em corrigir rumos!
A Transformação Digital exige investimento – ainda que muito criterioso, adaptação e aferição dos resultados, setor por setor. Compare os resultados antes e depois das inovações, analise criticamente os dados e não hesite em corrigir rumos. As mudanças serão, certamente, só numa direção: adiante, pois, após digitalizar processos, nunca mais você vai querer retroceder nesse caminho.
Algumas soluções digitais imprescindíveis para empresas:
- Emissor de documentos fiscais;
- Certificado Digital;
- Controle de fluxo de caixa;
- Armazenamento em Nuvem;
- Sistema de cálculo de tributação;
- Gerador de relatórios diversos;
- Sistemas de CRM;
- Aplicativo de gestão de entregas/retiradas de mercadorias;
- Sistema de GED – Gestão Eletrônica de Documentos;
- Meios de pagamento eletrônico, entre outros.
A VARITUS Brasil é uma startup de soluções digitais inteligentes que há 13 anos atua no mercado, atendendo empresas de todos os portes e segmentos, com uma variada linha de ferramentas robustas e eficientes para otimizar sua organização e aumentar a lucratividade dos seus negócios.
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22 de setembro de 2021
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Publicado em: 22/09/2021
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