Empresas têm papel decisivo contra o Coronavírus
A pandemia e o enfrentamento do Coronavírus mexem com a economia global, com o funcionamento da sociedade, com os hábitos e relações das pessoas e, claro, com as emoções humanas. E vem se mostrando decisivo o papel das empresas nesse momento, pois muitas, além de buscarem meios, através de seus gestores e líderes, para contornar e superar a crise, estão também exercendo sua responsabilidade social, ajudando seus colaboradores e as comunidades onde estão inseridas.
Desempenhar bem esse papel é fundamental para o reequilíbrio social, tanto que a própria Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), instituição de Ciência e Pesquisa das mais renomadas mundialmente, e que integra grupos e esforços internacionais de estudos e enfrentamento do Coronavírus, já até publicou uma espécie de guia para gestores sobre estratégias e ações em prol da saúde mental e atenção psicossocial relacionadas a esse complexo momento.
Gestores de muitas organizações têm feito a diferença – no sentido positivo – apoiando seus times de líderes e colaboradores, mostrando-se sensibilizados com a gravidade do momento mas, em todo o tempo, deixando claras as intenções de valorizar e a efetiva valorização de seu capital humano.
Além de elaborarem e colocarem em prática planos criteriosos de ajustes orçamentários, operacionais, administrativos e gerenciais para preservar ao máximo os empregos e salários, por exemplo, muitas organizações estão investindo em aproximação ainda maior com os funcionários, ampliação do diálogo e facilitação na circulação de informações educativas, claras e que estimulam uma postura positiva diante das dificuldades.
Ações práticas no enfrentamento do Coronavírus
Adoção rápida de medidas de reforço de higiene, adequações no ambiente e na estrutura de operações, opção, quando possível, pelo trabalho remoto, adequada compreensão das eventuais necessidades que os colaboradores possam ter em relação à saúde, etc, estão entre as ações práticas que contribuem para minimizar a natural pressão psicológica que a pandemia exerce sobre os trabalhadores.
A clara exposição, de forma franca e serena, perante o time, de situações que a empresa vem enfrentando e medidas que vem tomando para enfrentar e superar os impactos da pandemia sobre os negócios, também é uma postura que costuma contribuir para minimizar boatos e combater informações falsas que possam dificultar ainda mais a atuação dos colaboradores e prejudicar o ambiente de trabalho.
A VARITUS BRASIL escolheu o cuidado e o otimismo
Na VARITUS BRASIL, empresa do segmento de Tecnologia de Informação, que presta serviços na forma de inovações e ferramentas digitais para mais de 10 mil organizações do Brasil, a preocupação do CEO e fundador Adão Lopes tem sido, desde o começo da pandemia, a de atuar com transparência, cuidado e otimismo perante os funcionários.
“Apesar da extrema gravidade do momento, em um nível de complexidade jamais vivenciado até então, e que atinge a todos, nossa preocupação tem sido em planejar, elaborar e executar ações estratégicas muito cuidadosas para proteger e preservar os negócios, sem esquecer de cuidar dos nossos líderes e colaboradores, que são nossos principais ativos, já que somos uma empresa de serviços tecnológicos altamente qualificados. É preciso dialogar e ajudar nosso pessoal a lidar com os medos e incertezas desse momento”, diz Adão.
Em relação também aos clientes, a VARITUS BRASIL decidiu ainda nas primeiras semanas da pandemia, por elaborar e divulgar uma mensagem positiva e de alto teor humano, por meio de um vídeo institucional, cujo recado essencial vem sendo: vai ficar tudo bem.
Com texto e narração do jornalista Rafael Faria, amigo pessoal e companheiro rotariano de Adão Lopes, o vídeo vem sendo bem recebido nas redes sociais e traz um componente ainda mais profundo e significativo: inclusive o próprio Rafael Faria enfrentou a COVID19, ficou internado num hospital paulistano por algumas semanas, e tendo passado alguns dias na UTI – Unidade de Terapia Intensiva.
Rafael Faria aceitou prontamente o convite de Adão para ‘protagonizar’ o vídeo institucional da VARITUS BRASIL, amplificando, na prática, a postura da empresa, que vem sendo de responsabilidade, mas também de visão otimista do que ainda está por vir. “No enfrentamento do Coronavírus, precisamos fazer tudo para nos preservar e sairmos mais fortes desse período, e retomarmos com força total, mais amadurecidos, as atividades e a vida após essa fase. Vai passar e vai ficar tudo bem, se todos nos ajudarmos”, conclui Adão.
Compartilhe o vídeo institucional da VARITUS BRASIL em todas as suas redes sociais e ajude a empresa a disseminar ainda mais sua mensagem de positividade neste enfrentamento que é de todos.
Categorias
Assuntos GeraisCanhoto Fácil
CIBERSEGURANÇA
CTe Conhecimento de transporte
Danfe
Espião
Geral
Inteligência Artificial
ISO 27001
Manifestação de Destinatário MD-e
MDe
MDFe
MEI Microempreendedor Individual
NF-e Produtor Rural
NFCe Nota Fiscal do Consumidor
Nfe Nota Fiscal Eletrônica
NFSe Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica 4.0
Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Social
RPA Robotic Process Automation
Serviços Extras
SPED
Uncategorized
V-Tech
Publicado em: 19/05/2020
Comentários
Nos conte o que achou deste artigo.
Blog
Acompanhe as principais publicações do nosso blog