Lixo eletrônico – quais os riscos à saúde e ao meio ambiente e como evitá-los
Assuntos Gerais, Responsabilidade Ambiental, Serviços Extras
Você conhece os riscos que o lixo eletrônico traz à saúde e ao meio ambiente, e sabe como minimizá-los ou mesmo evitá-los?
No segmento da Tecnologia da Informação, o cuidado com o lixo eletrônico está perfeitamente alinhado com outro conceito, o Green IT, ou TI Verde – o movimento que utiliza e maximiza, da maneira mais limpa possível, os recursos digitais para ofertar inovações tecnológicas que ajudam empresas e pessoas a impactar o mínimo possível o meio ambiente com suas atividades.
Continue lendo este artigo e tire suas dúvidas sobre esse importante tema!
O que é lixo eletrônico?
O lixo eletrônico é todo resíduo, ou mesmo dispositivos inteiros, provenientes de equipamentos eletroeletrônicos, tais como televisores, computadores, tablets, notebooks, telefones celulares e smartphones, e também aparelhos como máquinas de lavar, secar, rádios, etc…
Vale lembrar que pilhas e baterias, assim como lâmpadas, também são considerados lixo eletrônico.
Todos esses dispositivos são fabricados a partir de diversos materiais que podem conter metais pesados, substâncias tóxicas ou mesmo que demoram décadas ou séculos para se decompor na natureza.
Muitas dessas substâncias, em contato com o ser humano ou com animais e com o meio ambiente podem causar sérios danos, sejam imediatos ou cumulativos.
Chumbo, mercúrio, cromo e cádmio, por exemplo, são altamente nocivos, com potencial para contaminação de solo, água, impactando a saúde e o meio ambiente. Alguns tipos de lixo eletrônico também podem liberar gases nocivos.
Como minimizar e até evitar os riscos e danos do lixo eletrônico?
- Seja consciente no consumo de tecnologia. Avalie com critério a necessidade de trocar seus equipamentos sempre pelo último modelo disponível. Caso troque, tente repassar o equipamento antigo para outra pessoa que precise e possa utilizá-lo, aumentando sua vida útil;
- Use seus equipamentos com cuidado, respeitando as instruções do fabricante, para não encurtar sua vida útil. Essa dica vale muito para baterias, cujo carregamento total evita danos;
- Sempre que possível, principalmente em empresas, utilize alternativas para evitar a compra de muitos equipamentos. A Cloud Computing, por exemplo, e a Robotização de Tarefas possibilita o uso de inúmeras aplicações e a execução de muitos processos sem que seja necessário comprar e instalar grandes estruturas com muitas máquinas;
- Ao descartar lixo eletrônico, busque na sua cidade pontos de coleta para reciclagem, já que ao serem desmontados corretamente, esses dispositivos rendem materiais caros e importantes para reutilização pela indústria.
- Jamais descarte lixo eletrônico junto com o lixo comum;
- Mantenha-se sempre informado sobre esse assunto e prefira comprar equipamentos de empresas que possuem serviços de logística reversa, ou seja, o próprio fabricante recebe de volta o equipamento que você descartou.
Clique aqui para conhecer soluções digitais da VARITUS Brasil que automatizam tarefas, reduzem o uso de papéis, diminuem a necessidade de grandes estruturas de informática e colaboram para um mundo mais limpo e sustentável.
21 de novembro de 2022
VARITUS Brasil
Categorias
Assuntos GeraisCanhoto Fácil
CIBERSEGURANÇA
CTe Conhecimento de transporte
Danfe
Espião
Geral
Inteligência Artificial
ISO 27001
Manifestação de Destinatário MD-e
MDe
MDFe
MEI Microempreendedor Individual
NF-e Produtor Rural
NFCe Nota Fiscal do Consumidor
Nfe Nota Fiscal Eletrônica
NFSe Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica 4.0
Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Social
RPA Robotic Process Automation
Serviços Extras
SPED
Uncategorized
V-Tech
Publicado em: 21/11/2022
Comentários
Nos conte o que achou deste artigo.
Blog
Acompanhe as principais publicações do nosso blog