Inovação da teoria à prática em 2021: não há mais espaço para improviso
Inovação da teoria à prática em 2021, é questão de sobrevivência nas organizações. Não existe mais espaço para as procrastinações, para justificativas duvidosas e, principalmente, não há mais espaço para o improviso.
E por que me refiro à ‘Inovação, da teoria à prática’? Justamente porque inovar precisa ser, especialmente nesse cenário de recidiva de pandemia, mas também de grandes perspectivas de recuperação econômica, uma filosofia, uma premissa e um PROCESSO. Contínuo, abrangente e aprimorado, até o ponto que toda a empresa – da ‘tia’ do cafezinho ao CEO, internalizem e assumam a inovação como princípio e atitude constantes no dia a dia do trabalho.
Também penso que é preciso fugir da armadilha do gigantismo, da megalomania, que pode levar profissionais, líderes e organizações a só considerar como inovação aquelas grandiosas mudanças, espalhafatosas novidades, tecnologias revolucionárias, etc.
Inovação é algo que pode-se e deve-se estimular, criar e praticar, inclusive em proporções muito menores, mas muitas vezes com enorme impacto nos resultados da empresa. E que não necessariamente se traduzem em produto ou serviço. Mas que dão novo fôlego à gestão.
Por exemplo, um método diferente de projetar as vendas do ano, de transmitir os objetivos ao time, e de fazer com que os colaboradores compreendam sua viabilidade, aprendam a aferi-lo e, assim, sintam-se melhor preparados para atingir as metas ali expressas, é também uma inovação!
Inovação da teoria à prática em 2021 – produtos e serviços
Claro que produtos e serviços que atualmente não estiverem sob rígido escrutínio de seus criadores e responsáveis, estão correndo grande perigo de tornarem-se obsoletos para o cliente, tamanha a velocidade e a complexidade das mudanças que permeiam nossos dias – e este ano promete ser ainda mais desafiador nesse sentido.
Termos um olhar crítico sobre o nosso trabalho, sobre o que entregamos aos nossos clientes nos impulsiona a inovar para melhorar. Precisamos fazer isso também com bom senso.
Inovação da teoria à prática, é algo que implica em termos coragem para encarar a jornada de tentativa e erro. Processos, repito, são importantes para evitar a improvisação sem critérios, minimizar perdas, mas é necessário assumirmos que elas poderão ocorrer e, o que fará diferença será nosso preparo para sermos resilientes e responsáveis, aprendendo com o erro e avançando.
Falar em inovação é bonito, atrai audiência, admiração e respeito. Praticar inovação é trabalho árduo, que exige protagonismo, estudo, planejamento, perseverança e humildade.
Os resultados aparecem!
E vamos enfrentar 2021 com fé e atitude!
22 de janeiro de 2021
Adão Lopes
*CEO e fundador da VARITUS BRASIL
Categorias
Assuntos GeraisCanhoto Fácil
CIBERSEGURANÇA
CTe Conhecimento de transporte
Danfe
Espião
Geral
Inteligência Artificial
ISO 27001
Manifestação de Destinatário MD-e
MDe
MDFe
MEI Microempreendedor Individual
NF-e Produtor Rural
NFCe Nota Fiscal do Consumidor
Nfe Nota Fiscal Eletrônica
NFSe Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica 4.0
Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Social
RPA Robotic Process Automation
Serviços Extras
SPED
Uncategorized
V-Tech
Publicado em: 22/01/2021
Comentários
Nos conte o que achou deste artigo.
Blog
Acompanhe as principais publicações do nosso blog