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GRC como estratégia para fortalecer a ética empresarial, combater a corrupção e impulsionar o crescimento sustentável

Assuntos Gerais, Serviços Extras

A ética empresarial é um dos principais fatores para o crescimento sustentável de qualquer empresa. A credibilidade e a reputação que uma empresa constrói gradativamente durante sua existência hoje são considerados preciosos ativos que, no entanto, podem ser demolidos quase que instantaneamente, quando surgem casos de irregularidades ou corrupção.

Justamente um dos maiores desafios encarados pelas empresas é o de combater a corrupção e assegurar que suas operações estejam em conformidade com as leis e os códigos de ética.

É aí que entra a abordagem GRC (Governança, Risco e Compliance) como uma estratégia muito importante para promover uma cultura ética e prevenir a corrupção no ambiente corporativo. Continue a ler este artigo e saiba mais sobre este importante tema.

O que é GRC?

GRC é uma abordagem integrativa da governança corporativa, gestão de riscos e conformidade regulatória. Suas premissas alinham os processos de negócios com os objetivos estratégicos da organização, assegurando a conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis e gerenciando com efetividade os riscos que podem impactar a empresa.

A GRC tem por objetivo aumentar a transparência, aprimorar a tomada de decisões e fortalecer a cultura ética, facilitando uma visão holística das demandas que a organização enfrenta e das oportunidades que podem ser aproveitadas

GRC Promovendo a cultura ética

Uma cultura ética é construída através de valores sólidos, liderança comprometida e práticas exemplares. O GRC pode ser uma ferramenta poderosa para a promoção dessa cultura dentro das organizações, e pode ser posto em prática com medidas como:

  • Mapeamento de Riscos Éticos: Identificação de potenciais riscos éticos nos processos de negócios, desde questões de integridade nas operações até possíveis conflitos de interesse;
  • Estabelecimento de Diretrizes e Normas Éticas: Definição de políticas e diretrizes éticas claras, que regem a conduta dos funcionários e dos gestores em todos os níveis da empresa;
  • Oferecimento de Canal de Denúncias: Definir um canal seguro e anônimo, para permitir que funcionários e partes interessadas relatem condutas antiéticas ou suspeitas de corrupção é uma medida essencial na implantação da GRC.
  • Conscientização e Treinamento: A GRC favorece a implementação de programas de treinamento e conscientização, capacitando os colaboradores a entenderem a importância da ética empresarial e a reconhecerem situações de risco;
  • Transparência e Responsabilização: A GRC promove uma cultura de responsabilização, em que violações éticas são tratadas de forma adequada e transparente, sem tolerância para comportamentos inadequados.

Práticas e controles para combater a corrupção

Para combater a corrupção e garantir a conformidade com leis anticorrupção, as organizações podem implementar diversas práticas e controles, muitas das quais são facilitadas pelo GRC, tais como as políticas anticorrupção e os códigos de conduta; o monitoramento das operações financeiras, aprimoramento de auditorias internas e externas, e o treinamento específico para prevenção e combate à corrupção.

O uso da Tecnologia da Informação para reforçar a GRC

Processos manuais arcaicos são inimigos da precisão, da transparência e até da conformidade. Controles de despesas, de fluxos financeiros e mesmo de uso de dados dos stakeholders de uma organização tendem a ser mais seguros, claros e confiáveis quando realizados com o uso de ferramentas digitais.
Uma vez digitalizados com o uso de soluções robustas e eficazes, os processos da organização tornam-se menos vulneráveis a intervenções humanas indevidas, são totalmente rastreáveis e mais, geram dados úteis para melhoria contínua, tanto dos próprios processos, quanto das tomadas de decisão.

A VARITUS Brasil desenvolve e oferece a seus clientes diversas ferramentas digitais que automatizam e digitalizam processos críticos na empresa, facilitando operações transparentes, seguras e que impulsionam tanto a cultura ética quanto uma GRC sólida e aliada do crescimento sustentável, da credibilidade e da competitividade da sua empresa.

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24 de julho de 2023

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