Entendendo os diferentes documentos fiscais
Assuntos Gerais, Danfe, Nfe Nota Fiscal Eletrônica, NFSe Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
O universo de obrigações fiscais do Brasil é vasto, complexo e requer conhecimento dos empresários, e exige capacitação e profissionalismo dos contadores e outros prestadores de serviços da área
Parece uma sopa de letrinhas. Mas é o complexo e detalhista universo de documentos fiscais que compõem o acervo para delimitação das obrigações fiscais e contábeis do Brasil. O alerta é do Jornal Contábil.
São muitas siglas, e para as empresas terem segurança em suas operações, é bom que os empresários tenham um conhecimento básico sobre o assunto e contem com profissionais capacitados e responsáveis para garantir a normalidade e a legalidade do funcionamento – e do faturamento – das empresas.
Por exemplo você sabe a diferença entre SAT e CF-e SAT? São siglas usadas para identificar Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos. Está vigente no Brasil desde o final de 2014 e viabiliza a documentação eletrônica de operações e arquivos do varejista no estado de origem.
O objetivo é substituir a necessidade das EFCs, simplificando os processos e livrar o contribuinte da obrigatoriedade de estar o tempo todo conectado à internet. Por isso, ele possibilita o envio periódico das informações às autoridades fiscais – SEFAZ. Com um único dispositivo, o empresário pode atender várias unidades comerciais.
Agora, o EFC. Ou os EFCs, pois a sigla pode identificar simplesmente Escrituração Contábil Fiscal ou Emissor de Cupom Fiscal. Esse dispositivo, conectado a uma impressora, devidamente autenticado por um certificado digital específico, confere validade aos cupons fiscais impressos.
Não é considerado dos mais seguros, razão pela qual a NFC-e vem avançando e se tornando obrigatória em todo o País, algo que inclusive dispensa a obrigatoriedade de uma impressora fiscal para materializar o documento em papel.
E a NFC-e nada mais é do que a Nota Fiscal Consumidor Eletrônica, que vem substituindo a Nota Fiscal de Venda a Consumidor Modelo 2 e mesmo o cupom fiscal emitido pelo emissor ECF.
Quando adota a NFC-e, o varejista elimina totalmente a necessidade de uso da Nota Fiscal de Consumidor modelo 2 ou do cupom fiscal. E com o Danfe impresso, o documento pode ser emitido por impressora comum, sem necessidade de equipamentos certificados, de maior custo.
Agora, a NF-e. É a Nota Fiscal Eletrônica, emitida e armazenada eletronicamente, e que ampara legalmente as operações de circulação de mercadorias. Mesmo acompanhando a mercadoria, o que dá validade à operação na verdade é o Danfe (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica).
Ainda existe a NFS-e que é a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Documento de existência digital, é gerado e armazenado eletronicamente, sob controle da Receita Federal, das Prefeituras do país ou das entidades ou órgãos públicos conveniados e documenta legalmente as operações de prestação dos mais variados tipos de serviços.
O NOTAFAZ
Seja qual for o documento fiscal que sua empresa precise emitir, você precisa utilizar um emissor confiável e seguro. Essa segurança você tem escolhendo o NOTAFAZ um software criado pela VARITUS BRASIL para facilitar a sua vida e as operações da sua empresa, de forma rápida e muito simples de usar.
Ele já é usado por mais de oito mil empresas de todos os portes e de todas as regiões do Brasil, justamente porque atende com perfeição desde o micro até o grande empresário, dos mais diversos segmentos e que precisam emitir Nota Fiscal, inclusive a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS-e.
Em cinco cliques, sua Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS-e está emitida. O suporte técnico, se você precisar, já está incluso no pacote. Se sua empresa precisa emitir outros documentos fiscais, você pode fazer isso com uma única plataforma, consulte detalhes.
Há outras vantagens: o NOTAFAZ permite que você importe facilmente os cadastros dos clientes, produtos, serviços e transportadoras do software gratuito da SEFAZ.
Com o NOTAFAZ, você dispõe de um sistema completo, capaz de emitir NF-e, NFC-, CT-e, CTe-OS, MDF-e e, claro, a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS-e.
O arquivamento e a gestão dos seus documentos também são assegurados pelos recursos e ferramentas ágeis, inteligentes e fáceis disponíveis no NOTAFAZ.
A escolha do NOTAFAZ como emissor dos seus documentos fiscais poupa tempo, mão-de-obra, agiliza a prestação de serviços aos seus clientes, otimiza recursos da sua empresa e garante a segurança fiscal dos seus negócios.
Entre já em contato com o nosso atendimento online, saiba mais e escolha o melhor emissor de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS-e para sua empresa.
Relembre as vantagens de escolher no NOTAFAZ da VARITUS BRASIL:
Emissão de NF-e em apenas 5 cliques
Suporte Técnico incluído no pacote
Emita todos os documentos fiscais* em uma única plataforma
Armazenamento Seguro por 5 anos
Acesso Online de qualquer lugar sem necessidade de Instalação
Certificado Digital A1 incluso* no pacote (inclusive renovação)
Plataforma Integrada capaz de emitir todos os documentos no mesmo ambiente
1gb de Armazenamento (aproximadamente 100.000 XMLs)
E tem mais: a VARITUS BRASIL EMITE A NOTA PARA VOCÊ! CONSULTE-NOS E SAIBA COMO OBTER MAIS ESSA FACILIDADE!
02 de julho de 2018
VARITUS BRASIL
Categorias
Assuntos GeraisCanhoto Fácil
CIBERSEGURANÇA
CTe Conhecimento de transporte
Danfe
Espião
Geral
Inteligência Artificial
ISO 27001
Manifestação de Destinatário MD-e
MDe
MDFe
MEI Microempreendedor Individual
NF-e Produtor Rural
NFCe Nota Fiscal do Consumidor
Nfe Nota Fiscal Eletrônica
NFSe Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica 4.0
Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Social
RPA Robotic Process Automation
Serviços Extras
SPED
Uncategorized
V-Tech
Publicado em: 02/07/2018
Comentários
Nos conte o que achou deste artigo.
Blog
Acompanhe as principais publicações do nosso blog