Como eliminar papéis e reduzir custos na logística
Se reduzir custos na logística hoje é um imperativo para as empresas, eliminar papéis é um passo fundamental para alcançar esse objetivo essencial para a competitividade. Se a sua organização tem dificuldade para compreender, planejar e executar esse processo tão importante, continue a ler este artigo e saiba como efetivamente reduzir custos na logística e, assim, melhorar os resultados dos seus negócios.
Primeiro, vamos falar de algumas vantagens de reduzir custos na logística:
- Melhor aproveitamento dos recursos operacionais e humanos da empresa, com a realização de mais entregas/retiradas em menos tempo;
- Melhor experiência para os clientes e parceiros, com redução do tempo necessário para a conclusão das operações e mitigação de inconformidades, imprecisões, atrasos, extravios, etc.
- Melhor controle de uso de veículos, consumo de combustíveis, elaboração e execução de cronogramas de manutenção preventiva ou corretiva;
- A depender da forma como a redução de custos na logística é implementada, especialmente se houver a substituição de controles físicos por digitais, a organização pode viabilizar a geração de dados para elaborar mapas de calor e outros indicativos que ajudarão a melhorar continuamente os serviços e os resultados;
- Redução de riscos de inconformidades ou irregularidades fiscais decorrentes do trânsito de mercadorias ou insumos sem uma gestão eficiente, o que pode ocasionar autuações, multas e prejuízos.
- Mais respeito ao meio ambiente, com redução do uso de recursos naturais decorrentes da utilização do papel.
Como eliminar papéis e reduzir custos na logística da sua organização?
- Faça e mantenha atualizado um bom mapeamento de demandas, por critérios qualitativo e territorial: que tipo de entrega/retirada é feita para quais clientes e onde eles estão;
- Elabore um inventário dos veículos utilizados para as operações, separando-os por categoria, por exemplo: próprios, alugados, terceirizados, etc. Estabeleça parâmetros que passem por manutenção preventiva/corretiva e estabeleça um protocolo de vistoria interno, para que sua organização só trabalhe com veículos que atendam critérios de segurança, desempenho, apresentação, etc;
- Crie também um bom protocolo de treinamento dos funcionários/parceiros envolvidos no processo;
- Organize os pontos de contato da operação logística que estejam ao alcance e sob controle da sua empresa, por exemplo: depósitos, áreas de expedição, embarque, desembarque, portões de entrada/saída de veículos de entrega. Sinalize bem esses locais e estabeleça, de preferência, horários bem definidos para a movimentação de mercadorias;
- Invista em soluções digitais, tanto para controlar melhor as demandas e os fluxos de materiais/insumos a serem transportados ou de pedidos para serem recebidos/entregues, quanto para gerenciar o Comprovante Eletrônico de Entrega e cada pedido.
Canhoto Fácil, o Comprovante de Entrega Eletrônico que elimina papéis e reduz custos na logística com agilidade e segurança
O que é o Comprovante de Entrega Eletrônico?
É a versão digital dos tradicionais canhotos de Nota Fiscal integrantes do DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) ou dos CT-e’s (Conhecimentos de Transporte Eletrônicos).
Tradicionalmente, empresas e transportadoras sempre fizeram uso dos canhotos físicos, o que obriga o manuseio de papéis, sujeitos a extravios, imprecisões, rasuras, e outros transtornos.
Devido à importância do canhoto para a efetiva documentação da entrega das mercadorias, a adoção de uma versão eletrônica que passa agora a ser recepcionado em ambiente nacional específico, digitaliza a captura de imagens da comprovação das entregas e se complementa com o registro rápido e preciso dos eventos relacionados à NF-e e CT-e.
Esse Comprovante de Entrega Eletrônico, inclusive, começou a ser recebido pelo Fisco/SEFAZ a partir de 1º de junho, em caráter de implantação teste, para implantação em produção até dia 22 de junho, conforme a Nota Técnica 2021.001.
Ou seja, adotá-lo, além de tudo, atende a Nota Técnica e moderniza suas operações logísticas também perante a autoridade fiscal.
Quais os objetivos e vantagens do Comprovante de Entrega Eletrônico, também chamado de Canhoto Digital?
Além de digitalizar o controle das entregas de mercadorias, tendo em vista que a emissão de documentos fiscais já é eletrônica há vários anos, a adoção do Comprovante de Entrega Eletrônico ou Canhoto Digital, uniformiza a comprovação de entregas realizadas tanto entre empresas quanto entre empresas e consumidores finais.
Mas há outros benefícios. Confira:
- Moderniza a relação empresa/cliente;
- Intensifica e otimiza a experiência de clientes, tanto em lojas físicas quanto virtuais – ele pode comprar no e-commerce da empresa mas retirar na loja física. A comprovação da entrega, com o Comprovante de Entrega Eletrônico registra tudo de forma rápida e fácil.
- Elimina o uso dos canhotos em papel;
- Facilita a conferência, gestão e arquivamento do registro de que o cliente realmente recebeu o que adquiriu, no prazo e endereço corretos;
- Melhora a gestão da empresa, uma vez que consolida o processo de venda e possibilita análises variadas para tomada de decisões.
Quem pode utilizar o Comprovante de Entrega Eletrônico e assim reduzir custo na logística?
Empresas transportadoras ou empresas que façam as entregas por meio do uso de veículos da própria frota, valendo ressaltar que não se confunde a adoção do Comprovante de Entrega Eletrônico e a sua recepção pelo Fisco, com o procedimento de Manifestação de Destinatário, que continua plenamente válido.
Comprovante de Entrega Eletrônico – a VARITUS Brasil tem a solução digital ideal para sua empresa adotar e se beneficiar de mais essa inovação!
Trata-se do Canhoto Fácil, um aplicativo simples, seguro, rápido, inteligente e muito eficiente para que sua empresa atenda a esta Nota Técnica, adotando o Comprovante digital de entregas, com economia e muitas vantagens para a gestão das suas entregas/retiradas de mercadorias e para as operações logísticas em geral.
A solução conta também com uma moderna plataforma de gestão, para sua empresa realizar o gerenciamento e acompanhamento completo, em tempo real, do status de cada comprovante de entrega.
Além disso, a integração da plataforma permite a transmissão e gestão do comprovante de entrega junto à SEFAZ.
Vantagens do aplicativo:
- Instalação fácil e simples;
- Permite a captura dos principais dados de documentos fiscais (NF-e, NFC-e, CT-e, CF-e S@T) através da leitura do código de barra e QR-Code, além da captura de documentos não fiscais por digitação;
- Aplicativo sem custos e sem limites de download;
- Sincronismo automático com a plataforma de gestão;
- Permite a captura mesmo com o aparelho offline;
- Possibilita foto do canhoto, assinatura em tela, compartilhamento do canhoto;
- Registra a geo-localização do momento da captura, bem como a data e hora, automaticamente;
- Armazenamento online, com baixo consumo de memória.
Vantagens da plataforma:
- Gestão dos canhotos por dispositivos;
- Possui cadastro para ativação e bloqueio de dispositivos;
- Sem limites de cadastros por dispositivos;
- Permite fazer filtros para busca de informação;
- Filtros por (CNPJ, período, por série ou por número de documento);
- Facilita o acesso a NF-e, CT-e e outros documentos a seus respectivos documentos de entrega, que em alguns casos são mais de um.
- Permite efetuar download em massa dos canhotos armazenados;
- É uma ferramenta 100% online e acessada de qualquer local por dispositivo via internet;
- Gera relatórios com resumo das capturas dos canhotos;
- É multiusuário.
Outras vantagens, por interface da NF-e e do Comprovante de Entrega Eletrônico:
- Envio de Evento do Recibo de Entrega ao SEFAZ;
- Upload do Recibo de Entrega;
- Exclusão do Recibo de Entrega;
- Gerenciar NF-e;
- Tela de visualização de Recibos;
- Impressão do documento DANFE;
- Relatório simplificado;
- Download do XML;
- Download do PDF;
- E suporte em horário comercial ilimitado.
Para adquirir já o Canhoto Fácil para eliminar papéis, reduzir custos na logística e modernizar a gestão de entregas da sua empresa, ficando também em dia com as normas da SEFAZ, clique aqui e fale com um dos nossos especialistas.
Não adie mais esse importante processo, e conte com a VARITUS Brasil.
14 de julho de 2021
VARITUS BRASIL
Categorias
Assuntos GeraisCanhoto Fácil
CIBERSEGURANÇA
CTe Conhecimento de transporte
Danfe
Espião
Geral
Inteligência Artificial
ISO 27001
Manifestação de Destinatário MD-e
MDe
MDFe
MEI Microempreendedor Individual
NF-e Produtor Rural
NFCe Nota Fiscal do Consumidor
Nfe Nota Fiscal Eletrônica
NFSe Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica 4.0
Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Social
RPA Robotic Process Automation
Serviços Extras
SPED
Uncategorized
V-Tech
Publicado em: 14/07/2021
Comentários
Nos conte o que achou deste artigo.
Blog
Acompanhe as principais publicações do nosso blog