ChatGPT: uma nova fronteira da Inteligência Artificial que pode ser muito útil às empresas
Assuntos Gerais, RPA Robotic Process Automation, Serviços Extras
Disponibilizado há cerca de um mês, o ChatGPT é um serviço online que se vale da IA Inteligência Artificial para responder a diversas demandas de forma muito parecida à de um humano respondendo diversos tipos de questionamento.
Utilizando e processando informações contidas na ferramenta, ou seja, um acervo previamente inserido, o ChatGPT pode responder perguntas sobre praticamente todos os assuntos – de matemática à geopolítica, de moda à sustentabilidade, de música a gastronomia.
E ele o faz de forma complexa e elaborada, entregando informações bem hierarquizadas, com organização e fluidez, a ponto de já ter surpreendido, nas primeiras semanas de funcionamento, até mesmo acadêmicos que foram ao serviço solicitar informações sobre pesquisas científicas.
O ChatGPT foi treinado com a utilização de uma imensa quantidade de tópicos e estilos, ganhando autonomia para gerar conteúdos com naturalidade e coerência, “entendendo” contextos para produzir respostas.
Segundo o portal Startse, o ChatGPT foi treinado usando o Reinforcement Learning from Human Feedback, um método que utiliza o feedback humano para ajustar os modelos de IA. Baseado no modelo de linguagem GPT-3.5, a ferramenta pode simplificar o dia-a-dia de muita gente pela qualidade das informações entregues.
Ele não faz pesquisas na internet nem faz cruzamento de dados externos. Todo o seu raciocínio é feito a partir das informações de texto que foram inseridas nele. Inclusive, quando perguntado, o próprio ChatGPT explica que é incapaz de criar novas coisas, apenas interpretar e esclarecer com base no que já sabe.
Para empresas, num futuro bem próximo, ele poderá ser útil para automatizar a produção de relatórios, a elaboração de manuais, conteúdos para interação com clientes, descrição de produtos, entre outras aplicações.
O serviço é fruto da OpenAI, uma instituição sem fins lucrativos focada em pesquisa em inteligência artificial. Ela foi fundada por Elon Musk e Sam Altman e, por enquanto, os responsáveis não falam em monetização, mas especialistas do segmento de T.I. e I.A. acreditam que num futuro próximo possam surgir versões mais completas para uso com fins comerciais.
13 de fevereiro de 2023
VARITUS Brasil
Categorias
Assuntos GeraisCanhoto Fácil
CIBERSEGURANÇA
CTe Conhecimento de transporte
Danfe
Espião
Geral
Inteligência Artificial
ISO 27001
Manifestação de Destinatário MD-e
MDe
MDFe
MEI Microempreendedor Individual
NF-e Produtor Rural
NFCe Nota Fiscal do Consumidor
Nfe Nota Fiscal Eletrônica
NFSe Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica 4.0
Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Social
RPA Robotic Process Automation
Serviços Extras
SPED
Uncategorized
V-Tech
Publicado em: 13/02/2023
Comentários
Nos conte o que achou deste artigo.
Blog
Acompanhe as principais publicações do nosso blog