Varitus Brasil

A cultura da segurança 360º, como aplicar e reforçar a segurança da sua empresa

Assuntos Gerais, Serviços Extras

Um dos fatores cruciais para o sucesso de uma empresa na atualidade é a segurança cibernética. A proliferação e o agravamento de ameaças cibernéticas – e até mesmo físicas, impõem às organizações o desenvolvimento e a implantação da chamada “cultura da segurança 360º”, que em síntese, estimula a conscientização e o envolvimento de todos na empresa para proteger seus ativos, incluindo dados e, assim, dando mais segurança às operações e aos negócios.

Continue a ler este artigo para conhecer mais sobre a cultura da segurança 360º, como aplicar e reforçar a segurança da sua empresa.

O que é cultura da segurança 360º?

A cultura da segurança 360º diz respeito a um ambiente corporativo no qual a segurança é priorizada em todos os níveis, e cada integrante das equipes é responsável por um papel para assegurar um ambiente seguro. Isso significa adotar boas práticas de segurança, promover a contínua conscientização dos riscos e a adoção de medidas preventivas. Segundo essa visão holística a cultura da segurança 360º abrange a segurança física e a digital, integrando todos os aspectos de proteção.

Passos básicos para uma boa implantação da cultura de segurança 360º

  • Educação e Treinamento: É fundamental prover treinamento adequado para todos os colaboradores, abordando os principais aspectos da segurança, que vão desde cuidados com senhas até a identificação de ameaças. Os treinamentos podem ser aplicados com regularidade e devem ser adaptados às necessidades específicas de cada departamento.
  • Procedimentos e políticas: Defina políticas claras e objetivas de segurança que sejam entendidas com facilidade para serem seguidas por todos os funcionários. Estabeleça, se possível, até mesmo as regras para o uso de dispositivos pessoais, tais como smartphones, tablets, bem como regras claras para acesso a informações confidenciais. E crie protocolos de segurança física, como o controle de acesso a áreas restritas e a equipamentos sensíveis, tais como servidores, datacenters etc.
  • Eficiência na comunicação: Crie canais eficientes para comunicação interna sobre tudo o que envolve segurança. Endereços de e-mails e rotina de envios de mensagens, criação e informativos internos, uso da intranet. Sempre que possível, mapeie e use exemplos internos e também externos (da concorrência, por exemplo, quando conseguir apurar) sobre problemas de segurança, extraindo desses casos, lições importantes para aprimorar a segurança 360º na sua organização.
  • Use softwares e serviços de fornecedores com expertise e que sejam confiáveis: Nenhum desses esforços já citados será suficiente para adoção de uma cultura de segurança 360º se sua organização não utilizar somente produtos e serviços digitais oferecidos por fornecedores que tenham verdadeira expertise e que sejam totalmente confiáveis, alinhados com as melhores e mais rígidas práticas legais, tecnológicas e de segurança digital.

Nesse sentido, a VARITUS Brasil é uma grande aliada da segurança 360º na sua empresa. Associada à ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), detentora de certificações internacionais como a ISO 9001:2015 e em fase final de implantação da ISO 27001:2022, com quase 15 anos de atuação e atendendo mais de 10 mil clientes de todos os portes e segmentos, a VARITUS oferece uma variedade de soluções digitais robustas e altamente seguras para que a gestão e as operações da sua empresa estejam protegidas.

CLIQUE AQUI para saber mais, e fale já com um dos nossos especialistas.

19 de junho de 2023

VARITUS Brasil


Comentários

Nos conte o que achou deste artigo.

Blog

Acompanhe as principais publicações do nosso blog

Emita NF-e e boletos em segundos, reduza custos e simplifique a gestão!

Emita NF-e e boletos em segundos, reduza custos e simplifique a gestão!

Emita NF-e e boletos em segundos – faturar, gerar o […]

Ler mais

Arquivo físico: é caro, requer espaço e afeta o meio ambiente. Conheça tecnologias Paperless!

Arquivo físico: é caro, requer espaço e afeta o meio ambiente. Conheça tecnologias Paperless!

Arquivo físico – Paperless é o nome que se dá […]

Ler mais

DACE – Declaração Auxiliar de Conteúdo Eletrônica será obrigatória para transporte de bens e mercadorias sem documento fiscal

DACE – Declaração Auxiliar de Conteúdo Eletrônica será obrigatória para transporte de bens e mercadorias sem documento fiscal

DACE – Declaração Auxiliar de Conteúdo Eletrônica – é um […]

Ler mais