3 dicas para otimizar e rastrear entregas com economia e segurança
Para otimizar e rastrear entregas com economia e segurança, é necessário olhar para as inovações que o mercado oferece ao setor logístico.
Organizar e sistematizar as coletas e entregas dos produtos que sua transportadora ou empresa logística transporta para regiões próximas ou distantes, tem que ser uma tarefa colocada como estratégia do negócio. E, portanto, precisa ser planejada e executada com muito cuidado, sem parar no meio do processo, sem descontinuidade e sem ‘gambiarras’.
Todos os envolvidos – gestores, área administrativa, equipe de manutenção, controllers, assistentes, motoristas, motoboys, ajudantes de carga/descarga, precisam entender que é necessário organizar e sistematizar o processo. Aprimorar, em especial, a forma de validar coletas e entregas, vai facilitar muito o trabalho, eliminando erros básicos, reclamações, danos a produtos, perdas de prazo e de clientes.
1ª Dica – elimine improvisos
Com quantos motoristas sua empresa transportadora ou operadora de logística trabalha? Muitos, de diferentes idades e níveis de escolaridade? Uns trabalham há pouco tempo na empresa, outros há vários anos? Funcionários próprios, terceirizados e prestadores de serviço? Trabalham somente com veículos da empresa ou também com veículos alugados?
Se uma das respostas às perguntas acima foi “sim”, então é provável que a cultura de cumprimento de protocolos seja bem difícil de ser implantada, e cada um tente fazer o serviço da melhor maneira possível, só que do próprio jeito. O que dá margem para muitos problemas, ‘esquecimentos’ e reclamações dos clientes.
A adoção de regras claras e simples de serem seguidas, especialmente para os que estão na ponta, executando as coletas e as entregas, e o emprego de ferramentas de fácil utilização, garantem que o serviço saia perfeito, de primeira, sem conflitos.
Quando todos os envolvidos na operação sabem exatamente o que fazer, porque fazer, em que ordem fazer, como fazer e recebem os recursos adequados para fazer o que tem que ser feito, a operação flui muito melhor, sem sustos e com muito mais segurança. O que contribui para otimizar e rastrear entregas, alcançando operações perfeitas.
2ª Dica – use a tecnologia a seu favor
Vamos falar um pouco mais sobre a entrega de produtos, ato que consolida a transação comercial, que precisa ser formalizada com a devida assinatura no canhoto das notas fiscais.
Mesmo com o advento das notas eletrônicas, é fundamental transformar esse ato da validação da entrega com a assinatura do canhoto, em um procedimento rápido e completo, que gere informações preciosas para a clareza junto ao cliente e a boa gestão das operações.
Além de gerarem informações precisas em tempo real, procedimentos modernos e automatizados produzem dados valiosos para retroalimentar um acervo que, bem analisado, pode ajudar a melhorar cada vez mais a performance logística.
Outra vantagem é que com essa automatização, fica muito mais fácil, rápido e barato cumprir as chamadas “obrigações acessórias” junto à autoridade fiscal, evitando transtornos, multas e outros problemas.
Aplicativos especificamente desenhados para essa finalidade tornam esse procedimento extremamente rápido, fácil e confiável. Para quê ficar adiando essas soluções?
3ª Dica – aposte em um aplicativo eficiente e econômico
Já estão à sua disposição soluções completas para ter total controle das retiradas e/ou entregas de mercadorias da sua empresa. Soluções como o aplicativo Canhoto Fácil.
Essa ferramenta, também chamada de Recibo de Entrega Eletrônico ou de Canhoto Digital é poderosa para simplificar, aprimorar e tornar muito mais eficiente e econômica a logística de empresas de todos os tamanhos.
Desenvolvido pela VARITUS Brasil, especialmente para transportadoras e empresas de logística, o Canhoto Fácil vai revolucionar a forma como sua empresa gerencia essas operações.
Com o Canhoto Fácil, o motorista coleta a assinatura do destinatário que está recebendo a carga, e fotografa o canhoto de recebimento da mercadoria.
Informações como dia, hora, localização exata – referenciada por GPS, com latitude, longitude, são geradas automaticamente pelo aplicativo, a partir da mesma foto de registro. Ou seja, fica muito mais fácil, seguro e rápido otimizar e rastrear entregas e retiradas de mercadorias.
O status do produto transportado é claramente identificado no aplicativo, o que é um grande diferencial no serviço prestado. Esses dados ficam armazenados pela VARITUS Brasil em ambiente totalmente seguro e se mantêm à disposição para fácil conferência, inclusive se algum cliente da transportadora precisar.
Vale ressaltar que com essa solução inteligente, o cliente ganha mais segurança e tranquilidade, pois pode receber um registro digital do canhoto por ele assinado.
E mais: obrigações junto à SEFAZ cumpridas com mais facilidade!
Só para reforçar: o Canhoto Fácil oferece integração junto à SEFAZ, facilitando o cumprimento e a quitação de obrigatoriedades. Com o uso do aplicativo, também fica mais fácil alimentar bancos de dados para planejar melhor sua frota, consumo de combustível, manutenções programadas, horas e diárias de motoristas e ajudantes, etc, gerando inteligência para seus negócios e aumentando a produtividade e lucratividade.
Comece já a otimizar e rastrear entregas com segurança e economia!
Todas essas facilidades ao alcance de poucos cliques, podem ser incorporadas rapidamente ao cotidiano de trabalho da sua organização.
Agora que você conhece mais sobre a importância de ter total controle das entregas e/ou retiradas de mercadorias transacionadas pela sua empresa, tire-a da era dos carimbos, profusão de papéis, pastas e controles obsoletos.
Clique aqui para solicitar agora mesmo a demonstração do aplicativo e mais informações sobre como começar a utilizá-lo rapidamente para modernizar suas operações, otimizar e rastrear entregas e retiradas de mercadorias e um grande diferencial competitivo, para sua empresa ganhar mais mercado e melhorar os resultados.
16 de fevereiro de 2022
VARITUS Brasil
Categorias
Assuntos GeraisCanhoto Fácil
CIBERSEGURANÇA
CTe Conhecimento de transporte
Danfe
Espião
Geral
Inteligência Artificial
ISO 27001
Manifestação de Destinatário MD-e
MDe
MDFe
MEI Microempreendedor Individual
NF-e Produtor Rural
NFCe Nota Fiscal do Consumidor
Nfe Nota Fiscal Eletrônica
NFSe Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica 4.0
Responsabilidade Ambiental
Responsabilidade Social
RPA Robotic Process Automation
Serviços Extras
SPED
Uncategorized
V-Tech
Publicado em: 17/02/2022
Comentários
Nos conte o que achou deste artigo.
Blog
Acompanhe as principais publicações do nosso blog